quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Por que agência de publicidade é importante para a sua empresa


Muitas pessoas nos perguntam o que realmente faz uma agência de publicidade e propaganda. Então, resolvemos elaborar um post bacana que possa ser útil tanto para o pessoal que trabalha na área de publicidade quanto para curiosos também.
A agência pesquisa e estuda sobre o conceito, idéia, marca, produto ou serviço a divulgar; identifica e analisa pontos fortes e fracos dos seus públicos, mercado e concorrência; Planeja campanhas publicitárias com a criação de mensagens e peças, define a mídia com meios e veículos que assegurem a melhor cobertura do público-alvo e mercados objetivados, executa campanhas, incluindo orçamento e produção das peças publicitárias, a compra, distribuição e controle da publicidade nos veículos contratados. (uuuuufa...)

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ATENDIMENTO: é o responsavel pelo contato com o cliente e por todo o ônus que essa relação acarreta. Ele é o verdadeiro representante da agência. É dele a responsabilidade de construir junto ao cliente o briefing (documento que contém todas as informações necessárias para a execução da campanha publicitária).  
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PLANEJAMENTO: ao pessoal de planejamento cabe o exercício e virtude da organização, da busca dos dados que faltam para planejar com segurança e de parte da solução do problemas do cliente. Coleta e organiza as informações do cliente dando ferramentas para que as demais equipes da agência possam fazer satisfatoriamente seu trabalho. É a partir da organização dos dados e das informações disponíveis que o pessoal do planejamento tem condições de propor à equipe de criação as estratégias e o caminho necessário para que se encontre a solução para o problema do cliente. 
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CRIAÇÃO: muitas vezes, o departamento de criação é considerado a estrela de uma agência por possuir a aura da genialidade em torno do seu trabalho. A verdade é que a criação é a vitrine do trabalho de uma extensa equipe. O seu trabalho especifico necessita de virtudes especiais, muitas delas subestimadas ou renegadas a um segundo plano pela maioria dos outros profissionais. A missão da criação é captar a essência criativa do planejamento estratégico de comunicação que vai solucionar o problema do cliente.  
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MÍDIA: faz a ligação das necessidades do cliente com os veículos de comunicação (rádio, tv, outdoor, etc). Seu papel é defender os interesses do cliente e negociar melhores valores de espaços e tempos, além de ficar sempre muito atento às oportunidades e às grandes programações, comparando pesquisas e maximizando os investimentos dos anunciantes (clientes) na relação entre valores investidos e exposição dos produtos/ serviços/marcas.  
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ADMINISTRATIVO:  é o pessoal que cuida da saúde da empresa e dos processos internos, financeiros e cotidiano. Sua meta principal é o lucro. Para que a engrenagem da agência funcione com perfeita sincronia, principalmente cumprindo prazos propostos pelo cliente e pelo atendimento, as funções de administração devem estar trabalhando em consonância com o restante da equipe em ritmo e eficiência.  
Bom, a agência de publicidade e propaganda é a empresa especializada em fazer o cliente feliz, juntando profissionais especializados de várias áreas, acumulando experiências, mantendo-se atualizada e prestando serviços não somente para empresas mas sim para vários outros setores sociais.
As agências de propaganda têm a liberdade de escolher o tipo de veículo que deve transmitir a mensagem publicitária que será produzida para seus clientes, indicando o melhor modo de atingir o público alvo. Por trabalhar com vários tipos de segmentos, as agências de publicidade e propaganda têm uma vasta experiência em quase todos os tipos de mercado.
Anunciar através de serviços profissionais nunca será um gasto, sempre será um investimento. Pense bem: sua campanha será vista por milhares ou até milhões de pessoas, e as peças vão impactar todas elas de alguma forma. E é aqui que a qualidade faz a diferença. Enquanto o “micreiro”  não tem estudo, experiência e qualificação, a agência saberá como se comunicar com eficiência e conquistar o público-alvo em menos de dez segundos.
Juntando a vontade de economizar dos empresários e a facilidade em encontrar pessoas dispostas a criar anúncios sem conceitos, espalha-se a ideia que muita gente tem de que propaganda é algo dispensável. Se a Nike, Adidas, Coca Cola e outras marcas gigantes pensassem assim, certamente elas estariam mortas nas mentes e corações do público nos dias de hoje.
 Se você é empresário, é bom lembrar que:
  • "micreiro" (cara apaixonado pela área de informática que julga entender de tudo de computação) não sabe criar posicionamento para o produto que ele está anunciando;
  • "sobrinho-que-mexe-no-Corel-Draw" não entende de diagramação e outros elementos essenciais para uma boa Direção de Arte;
  • "seu-amigo-que-quebra-um-galho" não realiza tarefas com um planejamento visando chegar a um resultado esperado ao final de um período determinado;
  • A sua "eu-agência" (aquele que é uma agência em si próprio - o faz tudo) vai veicular os seus anúncios nos meios que ele conhece, sem se importar com o seu público-alvo;
  • "vendedor-autônomo" de mídia tem metas a cumprir e vai empurrar o produto que ele precisa vender e não o que você precisa comprar.
O bom e velho ditado “o barato sai caro” também deve ser seguido por aqui.
Resumindo: publicidade de qualidade é o melhor fermento para qualquer empresa.
Fonte: Agência One Drop
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