terça-feira, 7 de outubro de 2014

Novos talentos da UDESC na reta final para o OCTA 2014

Foto: Guilherme Dimatos
Como criar uma coleção de moda, com contexto, história e muita criatividade? Os alunos da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) respondem isso de uma forma muito simples – mas ao mesmo tempo bem interessante – quando apresentam as suas criações no OCTA Fashion (Observatório de Cultura e Tendências Antecipadas), evento que marca a formatura anual das turmas de Design de Moda. Este ano o desfile acontece em 13 de novembro e, como sempre, aguardado com grande expectativa. Ainda mais porque o curso foi apontado, pela quarta vez consecutiva como o melhor entre as faculdades de Moda no Brasil!

Ao todo, 43 alunos vão levar, cada um, três looks para a passarela. E a produção é um delicioso desafio. O desenvolvimento das minicoleções foi embasado no tema Narrativas Enviesadas da Arte Contemporânea: memória, tempo e espaço – inspirado num dos contos da escritora Kátia Canton. Ela defende narrativas compostas a partir de fragmentos temporais, sobreposições, repetições e deslocamentos, deixando pra lá a sequência convencional de início, meio e fim.

Em debate com os professores orientadores, os novos talentos que se formam este ano na Udesc dissecaram o tema, cada um dentro do seu estilo e linha de pensamento, fazendo reflexões sobre a intemporalidade do espaço e da memória. O resultado? Interpretações bem pessoais, que revelam o potencial profissional destes futuros designers de moda.

Inspirada na nostalgia de livros antigos, a foto mostra detalhe da coleção Memórias Encadernadas da designer Daiana Farias

Nenhum comentário: