segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A Posse Responsável

Quando queremos ter um cão ou um gato, devemos avaliar muito bem a nossa vida inteira, para termos certeza de que o cão será feliz.  Essa decisão não pode ser tomada de uma hora pra outra. Tem que saber que o cachorro tem suas necessidades e que devem ser respeitas. Sendo elas, atividade física regular, cuidados veterinários, etc. Por isso que o cãozinho tem que ser escolhido de acordo com o perfil da família. Se for algum de raça, deve se estudar muito bem o comportamento desta raça, problemas de saúde que pode apresentar, escolher um criador que tenha preocupações coma  saúde dos seus cães, que faça exames (como esta descrito aqui)
Agora, sendo o cãozinho adotado, você tem que saber que dependendo da idade dele e da situação em que ele foi resgatado, ele poderá vir com alguns traumas. Que se mostram em dificuldade de se relacionar, podem ficar algum tempo com medo, ou demonstrar agressividade ou agitação, estes sintomas desaparecem, desde que você tenha paciência e mostre para ele que ele está seguro.
Se fala tanto hoje em dia em posse responsável, sendo que nunca se cita a palavra comportamento, pois que é o segredo de uma boa relação entre o homem e o cão. Por isso antes de ter um mascote, você tem sim que estudar sobre o comportamento canino, tem que entender que eles não são humanos, e que tentando humanizá-los acabamos criando problemas sérios de comportamento, e que acabam sendo diretamente o motivo de ABANDONO. Portanto, tenha responsabilidade ao ter um cachorro. Saiba que ele viverá muitos anos, alguns cães chegam a praticamente 20 anos de idade. E durante esse período são totalmente dependentes!!
Porque se você não está disposto a cuidar deste ser até o fim da vida dele, é melhor comprar um de pelúcia.
O cão da foto deste texto é o Pafúncio  um cão que foi adestrado, que serviu e na velhice foi jogado fora, e foi resgatado agonizando na rua, e que hoje ainda vive feliz conosco.
fonte: Manoela e Anderson Carratu, Consultores em Comportamento Canino www.caocerto.wordpress.com

Nenhum comentário: