quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Falar e escrever certo! certo??



Dos erros crassos, verdadeiros assassinos da língua pátria, na minha opinião os dez piores são:
1) Houveram problemas.
essa foi demais! O certo é "Houve problemas"
2) Se ele dispor de tempo.
Aiiii!!! Dispuser, criatura, é dispuser!
3) Espero que ele seje feliz e ou Viram menas pessoas.
Socorro!
4)Ela ficou meia nervosa.
Meia é o que se coloca no pé. Advérbio não tem concordância de gênero.
5) Segue anexo duas cópias do contrato.
Concordância é o que há! Seguem anexas duas cópias do contrato.
6) Esse assunto é entre eu e ela.
Entre mim e ela!!
7) A professora deu um trabalho para mim fazer.
Mim é preguiçoso... ele nunca faz nada, ele só recebe o que o eu fizer, então trabalho para eu fazer. Ou seja, antes de verbo, só o eu conjuga, e não tem excessão alguma.
8) Fazem dois meses que ele não aparece.
Só o tempo faz algum mês. O passar do tempo "faz" dois meses.
9) Vou estar providenciando.
Sem comentários!
10) O problema vai ser resolvido a nível de empresa.
A nível o que????? Está maluco?



E você... também tem sua lista??? Diz aí!!



Nenhum comentário: