quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Estilo Profissional

 Use maquiagem para trabalhar

por Débora Ferreira, jornalista e consultora de moda

Que menina nunca brincou com a maquiagem da mãe? Eu mesma acabei com um vidro de base quando tinha dois anos de idade, fui pega no flagra não só com o rosto pintado, mas com os braços, a roupa e a colcha da cama. Usar maquiagem é o desejo de milhares de meninas.

Depois de crescer e virar mulher, muitas de nós praticamente abrem mão de se maquiar diariamente, principalmente por falta de tempo, mas há outras, entretanto, que abusam dos produtos. Atenção mulheres, a maquiagem foi criada para dar mais graça, charme e beleza às feições femininas, destacar as belezas do rosto - como olhos claros e lábios desenhados - e corrigir imperfeições. No dia a dia a maquiagem deve ser usada com moderação, principalmente no local de trabalho.

A mulher pode e deve usar base e pó para tirar a oleosidade, rímel para alongar os cílios, blush e batom para dar um ar saudável e sombra para iluminar o olhar. Não pense que se maquiar para trabalhar é bobagem, muito pelo contrário. Uma mulher bem vestida e maquiada se destaca entre as demais porque transmite segurança, e por estar mais bonita e se sentir assim, passa a ter uma postura diferente, autoconfiante.
Mas cuidado com os excessos, abra mão das cores escuras como grafite, preto, azul marinho, roxo, verde escuro, que ficam lindas à noite mas não combinam com a luz do Sol. Cores como azul, verde e rosa, muito usados pelas mulheres, também precisam ser dosados. Em ambiente profissional deve-se optar pela discrição. Ao usar uma dessas cores corre-se mais risco de errar e acabar chamando atenção demais, principalmente se você é daquelas que combina a cor da sombra com a cor da roupa, dos sapatos ou dos brincos.

Para ficar elegante use maquiagens naturais, escolha cores próximas ao tom de sua pele para fazer o que se chama de maquiagem corretiva. Use sombras bege, pêssego, palha ou nude e invista em um marrom mais escuro para esfumaçar o canto dos olhos. Essas cores ficam bem em todos os tipos de pele e valorizam os olhos, sejam eles claros ou escuros. E nos lábios batons cor de boca, nude, rosa e bronze claro, jamais vermelho ou cores escuras. Lembre-se, no local de trabalho o menos é sempre mais!

Nenhum comentário: